segunda-feira, 13 de julho de 2015

                                                      Opera Mundi

Chegada de Chávez ao poder garantiu impulso inédito ao cancioneiro folclórico e popular na Venezuela 


Resultado de imagem para Imagens sobre a música tradicional da VenezuelaNativo do estado venezuelano de Barinas,  Hugo Chávez era um amante da música dos “llanos” (planícies) venezuelanos. Em diversas aparições públicas, o presidente falecido em 5 de março de 2013, cantava ou aparecia ao lado de músicos, pedindo  que sua equipe pusesse na pauta de comícios e manifestações conhecidas canções tradicionais. “O que mais que a música é senão a essência da alma nacional?”, questionou o ex-chefe de Estado em, 2005, em seu programa televisivo 'Alô Presidente'.

Resultado de imagem para Imagens de grupos de música tradicional da VenezuelaA Lei Resorte (Responsabilidade Social em Rádio e Televisão),  determinou que pelo menos 50% da programação musical diária deveria ser de obras venezuelanas e 50% destas de estilos tradicionais, identificando seus autores, intérpretes, e gênero musical ao qual pertencem. Isso fez com que os estilos nacionais passassem a ser difundidos e conhecidos.
Antes predominava nos meios de comunicação da Venezuela programação musical majoritariamente produzida pelo 'bussiness'  dos EUA.
Em comício de 2012, um ano antes de sua morte, Chávez canta com a multidão "Motivos llaneros". No vídeo abaixo...

Nenhum comentário: