sábado, 11 de julho de 2015

             
Brasil e Itália assinam acordos para  impulsionar  crescimento

A presidenta Dilma Rousseff e o  primeiro ministro da Itália, Matteo Renzi, após reunião em Roma
Reunida em Roma, nessa sexta-feira(10), com o primeiro-ministro Matteo Renzi, Dilma Rousseff elogiou o país europeu, “capaz de construir um tecido social complexo com as pequenas e médias empresas”. A presidenta convidou empresários italianos para participar de novo ciclo de investimentos cumprindo a nova etapa da agenda de compromissos internacionais. Na pauta do encontro, a assinatura de acordos nas áreas de comércio, investimentos, defesa, educação, além de parcerias envolvendo pequenas e médias empresas.

Ontem pela manhã, a presidenta fora recebida pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella, com quem almoçou. Em declaração à imprensa após a reunião, Dilma Rousseff ressaltou a importância dos laços históricos entre Brasil e Itália, lembrando que cerca de 30 milhões de brasileiros são descendentes do país europeu.  “A Itália é uma parte indissociável da nossa nacionalidade”, disse a presidenta. Ela afirmou que os dois países compartilham valores como a preocupação com as mudanças climáticas, o respeito aos direitos humanos e a necessidade de os países promoverem a inclusão social e a prosperidade econômica das nações.

Os dois países assinaram acordos de ação conjunta que abrangem a área de investimentos, comércio, indústria, defesa, energia, cultura e educação. Dilma Rousseff afirmou que foram discutidas novas oportunidades em infraestrutura, com a abertura para investimentos em ferrovias, rodovias, portos e aeroportos.

Eu convidei todos os empresários italianos a intensificarem sua presença no Brasil por meio da participação da nova fase do programa [de investimentos em logística]”, anunciou a presidenta, observando que a Itália é conhecida pela alta capacidade na área de infraestrutura e de pequenas e médias empresas.

Para Dilma Rousseff, o Brasil tem muito a aprender com a Itália, “um país que foi capaz de construir um tecido social complexo com as pequenas e médias empresas”. Ainda de acordo com a presidenta, “o que acertamos hoje é que nossas relações se darão no mais alto nível”.

A presidenta afirmou ainda ter convidado primeiro-ministro Matteo Renzi para visitar o Brasil ainda em 2015. “Nós o receberemos de braços abertos e acredito que será importante porque será um evento de estreitamento das relações”, disse Dilma.

BRICS e EXPO Milão 2015

Dilma destacou que falou ao primeiro-ministro sobre a importância da reunião de cúpula do BRICS, com criação de um novo banco de desenvolvimento e o Acordo Contingente de Reservas que foi assinado entre os bancos centrais dos cincos países Brics. "Eu disse ao primeiro-ministro da importância para nós todos do processo de incremento nos recursos para investimentos em infraestrutura e atividades produtivas", observou.

Dilma Rousseff falou ainda sobre a importância da EXPO Milão 2015, evento de tecnologia e inovação do qual ela participará neste sábado (11), em Milão. O tema desta edição é  “Alimentar o Planeta – Energia para a Vida”. Segundo Rousseff, o tema da alimentação é caro ao País e será uma oportunidade para apresentar programas brasileiros de combate à fome e inclusão social, além do desenvolvimento de tecnologias para aumentar a produção de alimentos de modo a atender às demandas mundiais com sustentabilidade.

Nenhum comentário: