segunda-feira, 22 de junho de 2015


É  HORA  DE  REAGIR
EM DEFESA DE LULA

moro13

A ideia de que  a prisão de   Luiz Inácio Lula da Silva    será   a  próxima  etapa    da Operação Lava Jato   encontra-se  em todas as mentes. O que falta para a prisão de Lula, pergunta-se,    depois   da  absurda prisão do presidente da maior empreiteira brasileira?

Simples: falta reagir.

Falta deixar claro que toda iniciativa   para colocar  Lula  atrás das grades vai além de toda decência e representa  um ataque inaceitável  à liberdade   e à  democracia. É o ponto culminante   de  uma  investigação   que  teve início  com  um prova ilícita, avançou por medidas    que não respeitam   o  direito de defesa  nem a presunção da inocência, através de delações premiadas e prisões provisórias destinadas a quebrar a resistência dos detidos,     técnica  condenada  pelos  mais  respeitados  juristas do Brasil e do mundo, inclusive da Suprema Corte dos EUA.
Vamos abandonar determinadas ilusões, também. Fazendo uma simples análise para ajudar a pensar: se Lula for feito prisioneiro, correrá alto risco de uma condenação criminal. Neste aspecto, cumpre recordar, a Polícia Federal, o Ministério Público e o juiz Sérgio Moro permanecem invictos. em matéria de condenação. Num processo onde as partes não demonstram isenção nem distanciamento das próprias convicções, não perderam nenhuma. Mesmo quem fez delação premiada não escapa de ser condenado, ainda que a uma pena menor. Alguém tem o direito de pensar, assim, em Lula em 2018? Na boa?

Nenhum comentário: