sábado, 30 de maio de 2015

Zé Zuca, apresentador da 'Rádio Maluca', morre

aos 63 anos


Há dez anos, ele apresentava programa infantil nas rádios Nacional e MEC AM do Rio de Janeiro

                                                     Resultado de imagem para logomarca da ebc

Resultado de imagem para Zé ZucaDo AMgóes - Acabo de saber da morte do Zé Carlos,  brilhante companheiro de teatro universitário, nos  'anos de chumbo'(1974) aqui no Rio. Perdido o contato  por mais de duas décadas, reencontramo-nos  na Rádio MEC, onde o visitei em 1998, quando lembrou ter ouvido minha passagem pelo microfone esportivo da Rádio Globo, entre 1977 e 1981. Na década passada, por telefone, falamo-nos outra vez, com seu convite para assistir ao 'Rádio Maluca', no auditório da Rádio Nacional, na praça Mauá. Lá estive, num daqueles sábados do programa, quando nos vimos pela última vez. 'Zé Zuca' já se submetera a delicada cirurgia na cabeça e seguia estoicamente com seu talento nos palcos da vida. Vi-o, casualmente, em 2009,  em 'talk-show' infantil do cartunista Ziraldo, na TV Brasil. Em novo telefonema, já em 2012, acertamos um encontro, em meio a sua  agenda repleta de compromissos profissionais('qualquer hora dessas', combinamos), o que, afinal, não aconteceu. Zé Carlos, o 'Ze Zuca', notável  e eclético como ele só, agora se foi, após resistir com  garra, todos esses anos, a um câncer na medula, internado, coincidentemente, no mesmo hospital(Copa D'OR) onde sobrevivi, faz uma década, a uma dissecção da aorta torácica. Fica a dolorida frustração, face aos desacertos do cotidiano, por nossa 'troca de figurinhas' que não mais ocorrerá.                                                              
Resultado de imagem para Zé ZucaJosé Carlos de Souza, o Zé Zuca, morreu na tarde desta sexta-feira (29), no Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. Ele lutava bravamente contra um câncer na medula. Profissional multimídia, era cantor, compositor, autor, ator e diretor teatral, pedagogo, arte-educador, psicodramatista, radialista e diretor da ZZ Produções


Nascido em 1º de agosto de 1951, há mais de 30 anos trabalhava com o público infantil, escrevia textos, livros infantis, compunha músicas e fazia direções musicais para teatro profissional adulto e infantil, sendo indicado duas vezes para o prêmio Mambembe. Seu espetáculo Coração de Gigante ganhou um prêmio Shell na categoria Auxílio de Montagem. É da autoria de Zé Zuca o tema de abertura do programa infantil ABZ do Ziraldo, da TV Brasil.

Resultado de imagem para Zé ZucaZé Zuca morou cinco anos na Holanda, onde realizou aproximadamente 500 shows, fundou o jornal brasilandês Papagaio e o grupo de teatro musical para crianças, Zabelê. Voltando ao Brasil, deu aulas no Curso de Radialismo da UFRJ e na UniverCidade. Na Rádio MEC, lançou a série de programas Zé Zuca e  Rádio Maluca, voltando a produzir o  Radioteca, ao vivo, para jovens. Também trabalhou na extinta TVE do Rio de Janeiro e na MultiRio.


Como cantor, lançou os discos Jacaré-espaçonave do céu, O que eu vejo da janela, Zé Zuca e a Rádio Maluca, Todas as Festas (todos de produção 'independente'), O Melhor de Zé Zuca (Angels Records e Sony, em 2002), Roda de cantigas (Selo Rádio MEC, em 2007) e Álbum de figurinhas(Selo Rádio MEC, em 2008), com figuras da música para crianças no Brasil, contando com participação de Bia Bedran, Palavra Cantada, Hélio Ziskind, entre outros.


Em 2008 foi indicado para o prêmio Zilka Salaberry de teatro infantil, na categoria 'Prêmio Especial', por incluir a criança e o teatro no rádio.

Na literatura, Zé Zuca lançou o livro Casa de Caramujo (Vozes, 1987), Amigos do Peito (Mirabolante, 2009), Vou contar um segredo - uma história cheia de medo (Saraiva, 2010) e também Avó com cheiro de pão caseiro (Zit).

Até o começo deste ano, produzia, roteirizava, fazia a trilha sonora e apresentava, junto com Mariano, o programa Rádio Maluca, com duração de uma hora, ao vivo, aos sábados, das 11 ao meio-dia, nas Rádios MEC AM e  Nacional do Rio de Janeiro. Desde setembro de 2013, a Rádio Maluca alcançou mais crianças Brasil afora, quando, gravado, passou a fazer parte da grade das  Rádios Nacional de Brasília,  Nacional da Amazônia e  Nacional do Alto Solimões.


Ponto de encontro das crianças e da família, o Rádio Maluca apresentava o rádio para o público infantil, recuperando a tradição dos programas de auditório, com a participação da plateia e dos ouvintes.


Histórico

Na MEC, o primeiro programa de Zé Zuca foi o Radioteca Infantil, que ele definia: “maior parte do programa era feita com radioteatro, e a outra parte com algumas crianças de escolas que vinham gravar no estúdio sinfônico. As crianças sentavam-se e eu conversava com elas sobre um determinado tema. [...] “
Radioteca Infantil, ainda nos anos 1980, já se destacou, com reconhecimento no exterior. Foi premiado no Festival Internacional de Rádio de Nova York (ficou entre os três finalistas, após concorrer com 1.547 programas oriundos de 18 países).
A rápida consolidação do programa levou a Rádio MEC a ampliar o espaço destinado ao público infanto-juvenil e Zé Zuca logo passou a produzir outras atrações, no mesmo estilo e formato, mas diversificando as faixas etárias da seu público-alvo.
Logo em seguida, concebeu outros  “radioteca” para as mais diversas faixas de idade: mirim, dente de leite etc. Mais tarde, idealizou e produziu Radioteca Jovem, programa de auditório que realizava transmissões simultâneas com escolas secundárias.
O Rádio Maluca nasceu em 1994. O programa misturava diversos formatos e linguagens radiofônicos – show musical, auditório, dramatização, brincadeiras, entre outros. Destinado ao público infantil em idade escolar, tinha inicialmente 20 minutos de duração . O programa contava a história de uma rádio criada por um menino e uma menina com a ajuda de dois artistas mambembes. Seus episódios temáticos mostravam as aventuras dos dois repórteres mirins, o Babulina e a Rosa Melosa, sob a coordenação do ‘loucutor’ Zé Zuca e do técnico de som ‘biruta’ Mariano.

Clique abaixo para ouvir uma das tantas produções musicais de 'Zé Zuca' destinadas ao público infantil:



Nenhum comentário: