quinta-feira, 21 de maio de 2015

Lula: "Quem bate panela tem de entender que 

Dilma foi eleita"


Ex-presidente aproveitou evento dos bancários, em São Paulo, para fazer nova defesa do governo e da presidente Dilma...

Maíra Teixeira                               Resultado de imagem para Imagem  da logo do portal iG
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu a declaração (AQUI) de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, sobre corrupção no governo petista e fez uma acusação velada de corrupção tucana na noite desta quarta-feira (20), durante um evento para bancários, na capital paulista.
"Eu vi o programa do nosso opositor [FHC], que foi um presidente letrado. Ele não tinha o direito de falar a bobagem que ele falou ontem [19] à noite. Se ele queria falar sobre corrupção, ele deveria falar sobre a história da aprovação da emenda da reeleição no País." A aprovaçao da emenda que possibilitou a reeleição no Brasil foi votada no primeiro mandato de FHC, sob acusação de compra de votos e vista grossa do então procurador geral da República, Geraldo Brindeiro, que recebeu o apelido de engavetador-geral da República.
Lula participa de evento promovido pela CUT e o Sindicato dos Bancários, em São Paulo (20/05/2015)
Lula participa de evento promovido pela CUT e o Sindicato dos Bancários, em São Paulo. Foto:Ricardo Stuckert. 
"Hoje não tem tapete pra esconder as sujeiras. Na época dele só tinha tapete. No nosso governo não tem engavetador de processos, de investigação, como tinha no dele", afirmou Lula sobre a propaganda politica do PSDB, exibida na terça-feira (19), na qual Fernando Henrique Cardoso disse que "nunca se roubou tanto nesse País"
Na abertura do Seminário Nacional da Contraf-CUT (sindicato dos trabalhadores do setor financeiro, ligada a central), Lula fez um retrospecto da situação atual do Brasil.
Ao longo de sua fala, o ex-presidente defendeu as atitudes da presidente Dilma Rousseff."Seria ótimo que nossa família nunca tivesse problemas. Nem com filho, esposa, doença, nada. Na economia é assim. Mas melhoramos muito. O salto de qualidade que nós demos é impressionante. Este país mudou. E as pessoas querem mais. E é assim mesmo. O lema é dizer tudo o que está acontecendo, com honestidade."
"A presidente Dilma anunciou um ajuste. Todo mundo que fala do ajuste fiscal só fala das medidas provisórias. Mas isso é a menor parte, representa R$ 18 bilhões da economia. Só no ano passado foram desonerados R$ 114 milhões. Isso foi necessário para que chegássemos em dezembro com a menor taxa de desemprego do Brasil, 4,8%. Tivemos de subsidiar o 'Minha casa, Minha Vida' para quem ganha até três salários mínimos poder ter sua casa. Esse povo é brasileiro. É preciso melhorar a vida dele. Nós fizemos isso."
Lula disse que todos fazem ajustes de contas e lembrou a reação contrária ao governo petista. "Então temos de fazer ajustes? Precisamos! Todos fazem ajuste em casa. Nenhum país do mundo vai para a frente com a descrença e mau humor que vivemos hoje. Essas pessoas que estão batendo panela hoje tem de entender que a Dilma foi eleita, então eles têm de aprender a esperar e votar no deles. E isso quem vos fala é a pessoa que perdeu muitas eleições."  Disse ainda que a Petrobras não tem de "ficar um século discutindo o Lava Jato. Tem de fazer o pré-sal".
Otimista, Lula pediu empenho para que os trabalhadores ajudem o País a passar pela fase difícil. "Eu estou convencido de que essa angústia que estamos vivendo será superada. E eu nunca pedi para o movimento sindical não pedir, não reivindicar. Nós estamos sendo vítimas de um momento auspicioso. Quando um pobre imaginou que ia entrar na faculdade? Nunca."
Lula comparou o governo do PT aos anteriores. "Os governos anteriores governavam para 35% da população. Nós mudamos isso enfrentando o dilema: o País tem de crescer para desenvolver ou para distribuir? Nós distribuímos. E todos querem ainda mais", disse.

Nenhum comentário: