quinta-feira, 30 de abril de 2015



Cidades   amanheceram  com mensagens contra redução da maioridade penal                        

Movimento 'Amanhecer Contra a Redução' fez cartazes e distribuiu panfletos nos principais pontos do país...
                                                        
                                                                                                                                         DIVULGAÇÃO / AMANHECER CONTRA A REDUÇÃO
11149640_343527079174123_5538864337156276183_o.jpg
Durante a tarde de ontem, manifestação contra a redução aconteceu no Twitter, com a hastag #ReduçãoNãoÉSolução
São Paulo – Durante a madrugada de dessa quarta (29), 22 cidades do país amanheceram com mensagens contra a redução da maioridade penal. A ideia é oriunda do grupo “Amanhecer Contra a Redução”, que é organizado por estudantes do Rio de Janeiro. A ação foi marcada pela distribuição e colagem de cartazes em logradouros públicos. O ato contou com 400 praças inscritas em todo o Brasil. Também um tuitaço foi realizado nas redes sociais, com a hashtag #‎ReduçãoNãoÉSolução.
No Rio de Janeiro, no início da manhã de ontem, já era possível ver os Arcos da Lapa com faixas contra a PEC 171. Só na capital carioca, cerca de 140 praças, grande parte localizada em favelas, foram utilizadas para a intervenção com pipas e mensagens. O Largo do Machado e a Praça São Salvador também foram incluídos na manifestação.
Em entrevista para o Brasil 247, a estudante Clarisse Araújo Imbuzeiro, de 22 anos, disse que a mobilização surgiu inspirada no movimento uruguaio “No a la Baja”, que convenceu a população do país a se voltar contra redução da maioridade. “Foi chamada uma reunião na Glória com estudantes universitários, integrantes de vários movimentos sociais e estudantes secundaristas. Reunimo-nos primeiro no Rio, mas já com a proposta de fazer uma mobilização nacional. Não sabíamos como seria, não dependia só da gente, dependia das pessoas dos outros estados. E foi uma grata surpresa, a campanha se espalhou por vários lugares do Brasil.”
Em Brasília, manifestantes foram até a frente do Congresso e colocaram cartazes com pipas e símbolos infantis. Em São Paulo, cerca de 15 integrantes do Coletivo Arrua distribuíram panfletos e simbolizaram a juventude.
Um dos membros da organização, Daniel Angelin, afirmou em entrevista para a Agência Brasil, que a juventude não é um problema, e sim esperança. Para ele, a redução é inconstitucional. “Esse tipo de medida, de reduzir a maioridade, é contra a concepção de juventude que está na Constituição, uma fase de formação em que o jovem está se preparando para a vida adulta para ter um papel mais importante na sociedade. Ele deve ser protegido e não ser acusado pelo problema da violência, que é amplo, é muito mais significativo em outras idades.”
Em Fortaleza, capital cearense, coletivos que defendem os jovens também participaram da manifestação. Após a colagem de cartazes pelo município, durante a madrugada, os ativistas planejavam para esta tarde uma caminhada pelo centro da cidade para a distribuição de panfletos. Durante a entrevista para a Agência Brasil, a assessora de comunicação do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, Natasha Cruz, contou que o debate do tema no estado é preocupante, já que os parlamentares da região se colocam a favor da redução. “Os deputados estaduais dizem para a sociedade que eles são a favor da redução da maioridade penal, só que sem nenhum diálogo.”

Nenhum comentário: