segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Montadoras têm reserva e Não podem demitir na primeira dificuldade

                                                 

Em entrevista à Rádio Brasil atual, o analista político Paulo Vannuchi classificou como "extraordinária" a greve pela readmissão de 800 trabalhadores da Volkswagen em São Bernardo que haviam sido avisados da dispensa no recesso de fim de ano.

                                                      

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Foram 10 dias de greve dos 13 mil metalúrgicos que garantiu a readmissão de 800Foram 10 dias de greve dos 13 mil metalúrgicos que garantiu a readmissão de 800

"Os trabalhadores metalúrgicos do ABC paulista conseguiram se articular, modificaram seu plano de férias com a família, estavam a postos e desencadearam uma greve nos primeiros dias de janeiro, quando aqui no Brasil os jornais repetem todos os dias que o ano só começa depois do carnaval", lembrou Vannuchi.


O analista destaca que mais uma vez, de São Bernardo, que tem importante papel histórico na formação do novo sindicalismo e na luta contra a ditadura, vem o recado de que empresas que muito ganharam recentemente têm "gordura para queimar" e não podem demitir ao primeiro sinal de dificuldade.

Para que a mobilização tivesse sucesso, Paulo Vannuchi destaca o avanços dos sindicatos que têm investido na chamada organização local do trabalho. "Não basta mais aquele sindicato em que a diretoria se reúne na sede e corre para a fábrica quando há uma ameaça, demissões ou problemas graves. O sindicato tem de estar dentro da fábrica na forma de um comitê sindical de empresa", salientou.

Fonte: Rede Brasil Atual

Nenhum comentário: