domingo, 14 de dezembro de 2014

A   resistência   à nebulosa fascista 41

Cesar Monatti    Luis Nassif Online imagem de carlosh

Do AMgóes - Eleitos por militares(da ativa e da reserva), seus familiares e periféricos, no Rio de Janeiro e São Paulo, os Bolsonaros vão ocupando, em nome da direita neonazifascista, importantes funções na esfera pública.  Jair, o chefe do 'clã', é deputado federal pelo Rio de Janeiro. Seus filhos:  Flávio, deputado estadual reeleito no RJ; Eduardo, recém-eleito deputado federal por São Paulo; Carlos, vereador na capital fluminense. Rogéria, ex-mulher de Jair e mãe dos filhos dele, foi vereadora carioca na década de 1990. Nas premissas defendidas pelos Bolsonaros, o 'chefe' à frente: violência contra usuários de drogas e homossexuais, instituição da pena de morte com execução sumária em 'casos especiais', homofobia,  sexismo e(prioritariamente) a volta dos militares ao poder. É preciso mais???                          
Bolsonaros, filho e pai, deputados federais nazifascistas por
. São Paulo e Rio de Janeiro,  respectivamente.
Mestre Umberto Eco ensina que, diante da dificuldade que é brincar de herói e de guerra permanente(duas características do fascismo), o tipo fascista transfere o seu desejo de poder para questões sexuais
O que ocorre é que, como apontaram outros grandes mestres do século XX, o sexo também é um jogo difícil de jogar. Dessa árdua constatação ao transvio de seu interesse em direção às armas e seu simbolismo  freudiano evidente - neste caso, um revólver não é apenas um revólver - o salto do fascista é pequeno e inelutável.
Estes ensinamentos rebrilharam nas trevas causadas por dois episódios recentes da política brasileira: o vereador-filho que foi a um comício com uma pistola na cintura e o deputado-pai que diz escolher quais mulheres "merecem" ou não serem estupradas.
O papel pedagógico que esses comportamentos podem desempenhar para a consolidação da democracia brasileira é o que eles devem ser intensamente criticados como inadmissíveis e enfrentados dentro do arcabouço das regras democráticas.
Em resumo, não devem ser aceitas as provocações deste tipo de personalidade política desviante para que jogue o jogo mais fácil para eles: a aposta na bravatearia covarde e violenta. A luta de resistência permanente à ameaça da "coagulação da nebulosa fascista" deve se dar nos limites estritos estabelecidos pelas próprias garantias democráticas que se pretende defender do perigo fascista. 
A exposição pública, abundante e intensiva de opinião crítica às atitudes intoleráveis desses parlamentares, o questionamento nos seus próprios parlamentos e os pleitos das sanções cabíveis mediante processos judiciais são exemplos de formas de enfrentamento que podem e devem ser empregadas contra as posturas patológicas desses pretensos líderes de bandos ultraconservadores. 
O objetivo final desse esforço de resistência deve ser realimentá-la incessantemente, mesmo que se  alternem, como é de se esperar, períodos de vigilância relativamente serena com surtos alarmantes como o que se vive neste momento no Brasil.

Nenhum comentário: