quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Dilma e Lula lamentam morte

de Márcio Thomaz Bastos         

imagem de altamiro Luis Nassif Online 

Jornal GGN - "Eu perdi um grande amigo", disse a presidente Dilma Rousseff, em nota de pesar, sobre a morte de um dos mais importantes criminalistas do país e ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. A presidente o lembrou como “defensor intransigente do direito de defesa”, e citou a sua personalidade, como “um amigo espirituoso, de caráter e lealdade ímpares”.
Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também lamentou a perda de "um amigo", "um dos homens que mais lutou pela democracia e pelo estado de direito em nosso país", disse em nota. “Márcio Thomaz Bastos foi um corajoso defensor da lei e um advogado apaixonado pela ideia de um Brasil melhor. Foi um homem raro e que muito contribuiu para mudar a história do país”, afirmou Lula.
 
Leia as notas, na íntegra:
 
O Brasil perde hoje não apenas um de seus melhores advogados criminalistas, mas um dos homens que mais lutou pela democracia e pelo estado de direito em nosso país. Em particular, nós perdemos um amigo.
Márcio Thomaz Bastos foi um corajoso defensor da lei e um advogado apaixonado pela ideia de um Brasil melhor. Foi um homem raro e que muito contribuiu para mudar a história do país. Sua atuação como ministro foi fundamental para o combate ao crime e a garantia do cumprimento da Lei.
Compartilhamos este sentimento de perda com sua esposa Maria Leonor de Castro Bastos, sua família, amigos e tantos admiradores que Márcio Thomaz Bastos fez ao longo da vida.
Luiz Inácio Lula da Silva e Marisa Letícia
\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-\-
Rendemos hoje as nossas homenagens a um grande brasileiro. O País perdeu um grande homem, o Direito brasileiro perdeu um renomado advogado e eu perdi um grande amigo.
Márcio Thomaz Bastos era um defensor intransigente do direito de defesa e considerava o exercício da advocacia um pilar da sociedade livre. Como ministro da Justiça, foi responsável por avanços institucionais, como a reestruturação que ampliou autonomia à Polícia Federal, a aprovação da emenda constitucional da reforma do Poder Judiciário e o Estatuto do Desarmamento.
Quem teve o privilégio de conviver com ele, como eu tive, conheceu também um amigo espirituoso, de caráter e lealdade ímpares.
A seus familiares, amigos, alunos e admiradores, meus sentimentos nessa hora de dor.
Presidente Dilma Rousseff

Nenhum comentário: