sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Nos jornais, nenhuma

linha sobre a suposta

ciência de Dilma e 

Lula no caso Petrobras

Jornal GGN - Nos jornais impressos desta sexta-feira (24), nenhuma linha foi publicada sobre o suposto conhecimento da presidente Dilma Rousseff (PT) e seu antecessor no Planalto, Lula, sobre os esquemas de corrupção da Petrobras. A revista Veja adiantou a capa da edição que estará nas bancas neste sábado (25), na qual crava que “Eles [Dilma e Lula] sabiam de tudo”, mas os veículos de jornalismo diário não acompanharam a publicação.
Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Valor só repercutiram o factoide da Veja em seus respectivos sites, com ressalvas e sempre creditando à Veja a responsabilidade pelas denúncias sem contraponto. O jornal O Globo disparou antes uma entrevista com o advogado do doleiro Alberto Youssef, dizendo que desconhecia qualquer fala de seu cliente sobre o envolvimento de Dilma e Lula na operação que, de acordo com as autoridades, pode ter movimentado até 10 bilhões de reais.
Os jornais reportaram reflexos da Operação Lava-Jato, como o depoimento de Paulo Roberto Costa sobre a existência de caixa 2 na campanha de Eduardo Campos (morto em 13 de agosto). Segundo o Estadão, o ex-diretor da estatal garantiu que intermediou, em 2010, a transferência de 20 milhões de reais para financiar a reeleição do ex-governador de Pernambuco. Um dos envolvidos no esquema seria o ex-ministro Fernando Bezerra, que nega a participação e sustenta que Paulo Roberto quer manchar a imagem de Campos com acusações sem provas.
A Folha, por sua vez, traz uma reportagem sobre a “delação seletiva” de Alberto Yousseff. No texto, o doleiro é acusado de comprometer figuras sem apresentação de provas. O jornal também destaca que o tesoureiro do PT, João Vaccari, será afastado do Conselho de Administração de Itaipu em função de sua presença na ação que investiga a Petrobras. O Valor destaca que a Eletrobras pode ser a próxima investigada pela Lava-Jato, em função de suposta corrupção em contratos firmados com quatro empresas da estatal: Itaipu, Furnas, Eletrosul e Eletronorte.
A capa da Veja vazou na noite de quinta-feira (23), horas depois de os institutos Ibope e Datafolha divulgarem a nova pesquisa de opinião sobre a corrida presidencial. Nos dois estudos, Dilma Rousseff saiu da margem de erro e cresceu sobre o adversário Aécio Neves (PSBD). O cenário é manchete de capa dos jornais. No Ibope, Dilma tem 54% contra 46%. No Datafolha, 53% ante 47%.
A Veja inicia a “reportagem” sobre a ciência de Lula e Dilma no caso Petrobras explicando a seu leitor que não pretende, com a divulgação das informações antes do segundo turno, privilegiar um ou outro candidato. A revista ressalta inúmeras vezes, ao longo do texto, que Alberto Youssef não apresentou provas contra Dilma e Lula e que a investigação ainda está em fase inicial. A delação premiada do doleiro sequer foi homologada pelo Supremo.
Lula, no texto, ainda é acusado de ter mandado recolher R$ 1 milhão entre empreiteiras para “calar” uma empresa de publicidade que teria ameaçado delatar o esquema na Petrobras. Nem ele e tampouco Dilma foram ouvidos pela equipe de Veja, para rebater as informações. O advogado de Youssef também não falou à revista. Os nomes dos delegados que colhem os depoimentos - paulatinamente vazados na imprensa desde que começou o segundo turno - não são citados. 

Nenhum comentário: