terça-feira, 28 de outubro de 2014

Na estrutura psíquica do fascista, cromossomos do  narcisismo e da   perversidade                             
          

Sérgio Braga Vilas Boas, via facebook

Fascismo é fascismo e pronto

O comportamento que estamos vendo pós-urnas, por parte de alguns, não pertence aos 130 milhões de eleitores brasileiros, mas aos fascistas.

Estão sendo fascistas na derrota e seriam na vitória do mesmo jeito. Querem matar os nordestinos, os pretos, os pobres e os gays porque perderam. Iam querer matar os nordestinos, os pretos, os pobres e os gays caso tivessem ganho. Desde 1964 os fascistas andavam meio submersos quando Serra os foi desenterrar em 2010, com apoio apoplético da mídia. Precisava reascender o ódio para vencer.

O fascista sempre, sempre, quer trucidar, matar esfolar alguém que ele identifica como culpado por não prevalecer a sua vontade, ou mesmo tendo esta prevalecido, por ter alguém sido seu opositor. Pode ser o velhinho do lado que espirrou, a moça que atravessa a rua, o cachorrinho que latiu.

Segundo o Prof. Raymundo de Lima, Professor do DFE-UEM e membro da BFC-Centro de Psicanálise de Curitiba, a estrutura psíquica do fascista tende a ser perversa e narcisista. "Perversa" porque são incapazes de amar outra pessoa e respeitar a lei que fundamenta a convivência humana e "narcisista" porque "acha feio o que não é espelho"; quanto patológico, o narcisista rejeita tudo que é diferente (ideias, opiniões, crenças, valores, modo de agir e de ser) e somente aceita o que é seu igual. Há patologia no seu ato de olhar que sempre acha alguém ou grupo como "mau". 

O fascista pensa que aqueles que não se enquadram exatamente nas ideias, crenças e valores que ele acredita, devem ser queimados, eliminados socialmente ou fisicamente. A intolerância do fascismo tem repugnância pela compaixão ou empatia que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de sentir-se na pele do outro e sofrer com ele. É próprio da estrutura perversa e narcisista do fascista: a dureza de caráter, a frieza de espírito, a indiferença, a secura no coração, a insensibilidade diante de um necessitado e sua tendência a falar mal dos que não se adequam à sua camisa de força moral. 

Portanto, eleição, jogo de futebol, qualquer coisa serve apenas de mote para o fascista, pois fascista é fascista e pronto.

Nenhum comentário: