domingo, 28 de setembro de 2014

Marina e Deus


Urariano Mota         Luis Nassif Online imagem de MAAR

Na Folha de São Paulo leio a notícia:
“Lula diz que só Deus sabe de conversa com Marina
Petista brincou sobre saída de ex-ministra
O ex-presidente Lula evitou entrar em nova polêmica com a presidenciável Marina Silva (PSB) e brincou que apenas Deus pode esclarecer se é verdadeiro o relato de que ela conversou com Ele quando tentou se demitir do Ministério do Meio Ambiente.
Em maio, a colunista da Folha Mônica Bergamo mostrou relato de políticos próximos de Lula de que, como ele resistiu à saída, Marina teria argumentado que: "Eu conversei com Deus. E é o momento de eu sair". Lula pediu tempo para encontrar um substituto. Quando Marina voltou ao assunto, Lula disse que tinha sonhado com Deus, e Ele teria dito que ainda não era o momento de sair. Marina ficou no governo até 2008.
Ouvida sobre o caso, Marina declarou ter dito: ‘Essa minha decisão eu pedi muito a Deus que confirmasse no meu coração’. Na quarta, após um jantar com aliados, Lula brincou sobre as versões: ‘Isso só Deus pode responder’”.
No entanto, antes da notícia da Folha, houve esta, que copio do site do Brasil 247, em agosto deste ano:
“Numa rápida declaração feita ao embarcar para o velório de Eduardo Campos, a presidenciável Marina Silva, que deverá ser candidata pelo PSB, afirmou que a "providência divina" a livrou de embarcar no fatídico voo do Rio de Janeiro ao Guarujá, do último dia 13, que caiu em Santos.
A declaração acentua o caráter religioso da ex-senadora Marina Silva, mas também poderá ser interpretada como um traço messiânico de alguém que talvez se sinta predestinada a ocupar a presidência da República. Marina tentou ser candidata pela Rede, mas, como não obteve o registro do partido, acabou se filiando ao PSB, para ser vice de Eduardo Campos. Agora, com a morte do ex-governador pernambucano, ela deverá ser ungida candidata pelos socialistas. ....”. E foi, como hoje sabemos.
Muito interessante. Porque olhem que injustiça: se Deus foi o responsável por tirar Marina daquele voo da tragédia de Eduardo, Deus também é o mesmo responsável por ter tirado a vida de Eduardo de forma tão cruel. É claro. Se Deus não joga com os dados da sorte ou de um atentado, Ele é de uma crueldade sem limites, Do romance “O filho renegado de Deus”, que publiquei pela Bertrand Brasil, copio um trecho:
O que fizera para merecer semelhante vingança? Jimeralto não queria, mas Deus lhe parecia ser uma perseguição nas fundas desgraças. E ali no ônibus, enquanto rezava sem saber que rezava, enquanto dizia balbucios do tempo da idade das pedras, um terceiro se levantou dele e ergueu um dedo para cima. E gritou para as nuvens no céu azul, o mesmo céu azul em que fizera sombra o arcanjo Maciel, na janela do quartinho do beco, ao lhe anunciar a morte de Maria. E gritou, o seu terceiro Jimeralto:
- Deus, isto é pessoal! O que Te fiz para ser assim desmerecido?
Semelhante revolta é compreensível numa hora de fundo desespero, quando uma tragédia nos atinge no coração. Mas é preciso desconfiar de quem fala que tem uma relação particular com Deus. Em alguns casos, é louco. Mas na maioria, é messiânico, metido a Messias ou charlatão. Eu tenho o maior respeito por religiosos, neles mais de uma vez encontrei pessoas dedicadas, com uma dedicação  e amor ao próximo só encontrável nos militantes socialistas. Cito alguns do Recife, como o Padre Reginaldo, Dom Helder Câmara, Padre Ramiro, que trabalhava com meninos que moravam nas ruas. Mas insisto, deles jamais ouvi qualquer afirmação de que se encontravam em ligação direta com Deus. Nunca. Por isso reafirmo: é preciso desconfiar de quem afirma ser salvo pelas mãos do Senhor. “Deus não quis que eu estivesse naquele avião”. Isso é de uma inverdade odiosa, e rasteira, e típica do sistema de trocas capitalista, como muitas vezes vi em igrejas messiânicas, que falam, nos seus saquinhos de receber dinheiro dos pobres e miseráveis crentes: “quanto maior a doação, maior será a graça alcançada”. Se um pobre tem um câncer incurável, o que será capaz de doar? A casinha, o terreno onde mora, tudo.
Não pode ser assim. Se esses crentes são assim tão fervorosos, e honestos, não deviam incomodar Deus com suas pessoazinhas insignificantes, com pedidos tão minúsculos. Deus deveria ou deve cuidar da humanidade, dar um fim às bombas em Gaza, por exemplo, assim como deveria ter evitado as bombas sobre Hiroxima e Nagasáqui. A maior preocupação divina poderia ser o fim da humanidade, como evitar que a Terra se rompa no meio com a queda de um meteoro, mais cedo ou mais tarde. Mas não é justo trocar a crença em Deus pela sobrevivência em um voo. Nem pela cura de uma doença.
Deus, se em algum lugar existir, deve rir muito de uma ambiciosa como Marina Silva,   muito e very material, que usa o Seu nome para virar presidenta. Já imaginaram o que será do Brasil se Marina, com essa conversa de evangélica pura e toda ética, chegar de verdade à presidência? 
Por fim, assino embaixo de um ditado popular, que aqui adapto: “Marina não morreu com Eduardo, porque vaso ruim não quebra”. É simples: vaso ruim não quebra. Mas temos fé no trabalho da militância, daqueles socialistas históricos fora do PSB, que Marina há de quebrar no dia 5 de outubro. E se não for em 5, será logo depois. Para maior glória de Deus, que tudo vê em silêncio, mas um dia fala. 

Nenhum comentário: