sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Dilma promete a blogueiros acabar com oligopólio da mídia no país         

26/9/2014 21:12
Por Redação - de Brasília                                        

Dilma, pela primeira vez, em quase quatro anos de mandato, recebeu blogueiros para uma entrevista
Dilma, pela primeira vez, em quase quatro anos de mandato, recebeu blogueiros para uma entrevista
Oito autores de blogs brasileiros, convidados para uma coletiva com a presidenta Dilma Rousseff, na tarde desta sexta-feira, ouviram da também candidata petista que, se vencer as eleições, não permitirá mais a existência do oligopólio da mídia conservadora, em curso no país. A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) atendeu a uma solicitação feita pelo Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e pela Altercom.
Participaram da coletiva a professora Conceição Oliveira, representando o Blog Maria Frô, o advogado Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), e os jornalistas Renato Rovai (Revista Fórum), Conceição Lemes (Viomundo), Altamiro Borges (Blog do Miro), Miguel do Rosário (O Cafezinho), Paulo Moreira Leite (247), e Kiko Nogueira (Diário do Centro do Mundo). Esta foi a primeira vez, em quase quatro anos, que a presidenta Dilma concede uma entrevista a blogueiros.
Aos entrevistadores, Dilma Rousseff disse que o oligopólio da mídia será extinto, caso se mantenha no cargo por mais quatro anos. Entre outras medidas, Dilma prometeu o fim da propriedade cruzada, quando uma mesma empresa é dona de empresas de rádio, TV, jornal e internet, o que já é previsto pela Constituição de 88 e jamais foi regulamentado. Os conglomerados mais atingidos, em uma eventual decisão desta magnitude, serão as Organizações Globo, os diários conservadores paulistanos Folha e Estado de S. Paulo; além da editora Abril, que edita a revista semanal de ultradireita Veja.
Segundo Dilma, a decisão de intervir na Comunicação nada tem de ‘bolivariana’, conforme tentam justificar empresários do setor e instituições ligadas ao patronato, quando se caminha nesta direção:
– Não é controle de conteúdo, mas de propriedade e de regulação econômica!
Dilma reforçou, ainda, a ideia de que um oligopólio prejudica a pluralidade cultural do país, uma vez que as diversas culturas regionais são ofuscadas. A “regulação econômica” também foi comentada pela presidenta que, no entanto, não detalhou como seria feita.
Primeiro turno
Caso a candidatura de Dilma Rousseff siga no ritmo atual, segundo tendência apresentada na pesquisa Datafolha, divulgada enquanto ela conversava com os blogueiros, poderá cumprir a promessa de instituir o marco econômico da mídia no país mais cedo do que imagina. Os números mostram que Dilma dobrou a vantagem sobre Marina Silva (PSB) e poderá vencer as eleições ainda no primeiro turno.
De acordo com a pesquisa, Dilma subiu três pontos e alcançou 40%, enquanto Marina caiu três, indo para 27%, e Aécio Neves (PSDB) oscilou um ponto para cima, chegando a 18% das intenções de voto. Com os 40% que candidata à reeleição pelo PT apresenta, diminuem, assim, as chances de haver segundo turno.
Assim, se a eleição fosse hoje, a petista terminaria a primeira etapa da disputa com 13 pontos à frente de Marina. Na pesquisa feita pelo instituto na semana passada, a vantagem de Dilma sobre Marina era de 7 pontos. A distância de 13 pontos é idêntica a que foi mostrada na véspera, na pesquisa Vox Populi/CartaCapital.
Em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a presidenta aparece com 47%, contra 43% da ex-senadora e ministra do Meio Ambiente. Para a pesquisa nacional, o Datafolha entrevistou 11.474 pessoas em 402 municípios do País. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-00782/2014.

Nenhum comentário: