quarta-feira, 24 de setembro de 2014


A verdadeira


posição de    


Marina Silva


Ela estaria no meio do caminho entre os resultados discrepantes do IBOPE e Vox Populi
1
Em seu artigo “Alguém está mentindo”, Eduardo Guimarães chamou a atenção hoje para a discrepância entre os índices de preferência por Marina Silva no primeiro turno, apontados pelas pesquisas IBOPE e Vox Populi.   O IBOPE e o instituto MDA apuraram, quase simultaneamente, que Marina teria hoje 29% e 27,4% respectivamente. A diferença entre os dois poderia estar na margem de erro, diferentemente dos 22% para Marina, apurados pelo Vox Populi.
“Como se vê, o percentual de Marina em primeiro turno no Vox Populi está fora da margem de erro do MDA e do Ibope. Na banda inferior da margem de erro desses dois institutos, Marina poderia ter 25,2% no MDA e 27% no Ibope, mas, no Vox Populi, ela aparece com 22% e, na banda superior da margem de erro desse instituto, poderia ter, no máximo, 24,2%”, diz Guimarães.
Sua estranheza é corroborada pelo tracking da campanha de Dilma, na qual se ouve que a verdadeira posição de Marina hoje, segundo os levantamentos feitos para consumo interno, seria um ponto médio entre o indicador do IBOPE e o do Vox Populi. Logo, algo entre 22% e 29%. A mediatriz exata seria 25,5%, algo muito próximo da banda superior da margem de erro do Vox Populi.
No PSDB, embora não informem sobre os achados do tracking, também se diz que Marina já caiu mais do que o apontado pelas duas primeiras pesquisas, embora ali a preferência seja pelos 19% que o IBOPE confere a Aécio (contra 17% dados pelo Vox e 17,6% pelo MDA).
Diferenças entre pesquisas são um traço característico deste início de reta final da campanha, havendo sempre uma “sintonia” maior entre os institutos na reta de chegada. Mas os erros, calculados ou não, já terão produzido efeitos. Por isso a lei pune a divulgação de pesquisas com resultados adulterados.

Nenhum comentário: