sexta-feira, 22 de agosto de 2014


Crise  no  programa  de


TV desespera tucanato 


                
 Fernando Brito           
dilmatv2
Análise de programas de propaganda eleitoral na televisão, há uns 15 anos, deixaram de ser feitas na base do “achismo”.
Tudo é medido, com grupos de pesquisa qualitativa – onde as pessoas não sabem para quem estão comentando – ou até com alguns equipamentos que registram a reação do telespectador diretamente.
Isso é mantido a sete chaves pelas equipes de propaganda, que procuram se orientar pelos resultados.
Mas alguma coisa vaza, sobretudo quando é obvia.
O efeito dos programas de Aécio, até agora, foi zero, ou abaixo de zero.
A cúpula tucana sabe disso e está desesperada em busca de solução.
Porque, mesmo com Marina quase ausente do horário eleitoral, Aécio está perdendo espaço para ela e para Dilma, até agora a mais beneficiada por uma propaganda que impressiona e que tem sido extremamente feliz em colocar um Lula tão sereno quanto firme.
Bateu na mídia, mas sem irritação, com a segurança de quem confia na lucidez do eleitor.
Porque um Lula mais agressivo, como no final da campanha de 2010, neste momento, traria a impressão de haver risco eleitoral para sua candidata.
Por isso é que soa ridícula a versão de que a reunião tucana de ontem à noite foi  convocada “ para avaliar novo cenário” com a entrada de Marina Silva na disputa.
Uma semana depois? E depois de dias em que, pelo luto, a campanha de rua ficou paralisada e podiam ter feito não uma, mas meia dúzia de reuniões?
Por isso o programa da tarde foi remendado  com um jogral entre ele e uma apresentadora e uma biografia para dizer que ele é (!!!) neto de Tancredo Neves.
Tancredo morreu há quase 30 anos! Ou seja, não é senão um nome para quem tem menos de 40 ou 45 anos!
De qualquer modo, é possível que da reunião de ontem já tenham saído algumas iniciativas, sobretudo a de tentar deter o crescimento de Marina Silva via mídia.
A encrenca do coordenador de campanha de Eduardo Campos que se recusa a apoiar Marina e o caso do avião – não estou dizendo que são invenções, porque são fatos – talvez tenham tido o destaque que tiveram durante todo o dia por um certo beneplácito dos editores com o trabalho de seus repórteres.
Terça-feira começa a ser divulgada uma rodada de pesquisas nos Estados mais importantes – presidenciais, inclusive.
Será um desastre se não houver jeito de deixar de registrar o crescimento de Dilma e de Marina e uma “encolhida” do tucano.
Assista aos programas eleitorais (versão da tarde de ontem ) e confira o que digo.
Dilma Rousseff
Aécio Neves
Marina Silva

Nenhum comentário: