O empresário Bill Gates compartilhou no facebook um artigo elogioso ao Bolsa Família do professor de Economia da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, Berk Özler, publicado no site FiveThirdEight Economics, no dia 09 de julho.

Com o título Lessons From Brazil’s War on Poverty (Lições da luta do Brasil contra a pobreza), o texto tem como base, principalmente, os estudos do Instituto de Pesquisas Econômicas (Ipea) e do Banco Mundial. Özler credita a redução da desigualdade no Brasil ao programa.

Ele lembra que em menos de uma década, o Brasil conseguiu diminuir pela metade a população vivendo em extrema pobreza. Em 2001, o coeficiente de Gini (que mede a desigualdade com índices de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, mais desigual é o país) era superior a 0,60 e, em 2007, atingiu o menor nível em mais de 30 anos: abaixo de 0,55.

O artigo destaca a necessidade de o beneficiário manter na escola e cuidar da saúde das crianças, o que levaria a uma mudança na próxima geração. Özler cita estudo de 2012 feito por Paul Glewwe, da Universidade de Minnesota, e Ana Lucia Kassouf, da Universidade de São Paulo, que mostra que o Bolsa Família melhorou o desempenho escolar.  Além de apresentar 96% de frequência, as notas de alunos de famílias beneficiadas são superiores  à média registrada por estudantes da rede pública de ensino que não recebem benefício.

Da Redação da Agência PT de Notícias