quarta-feira, 18 de junho de 2014

Eurosport: Está pintando a melhor Copa de todos os tempos                      


                        

Brazil 2014: Four days in, and already on course to be the best World Cup EVER
do Eurosport, sugerido pela Conceição Oliveira
Apenas sete dias de Copa do Mundo, mas já tem gente sugerindo que a Copa de 2014 no Brasil vai se tornar o melhor Mundial de todos os tempos.
É um ponto-de-vista polêmico. Aqueles de certa idade ainda falam do México 1970 com saudade, enquanto os Estados Unidos 94 deixam muitos fãs de olhos marejados.
A França 98 teve alguns momentos memoráveis — e quem pode esquecer da Itália 90, mesmo que for só da Nessun Dorma?
[Nota do Viomundo: Naquela Copa, os três tenores no ápice de suas carreiras -- Pavarotti, Carreras e Plácido Domingo -- cantaram juntos num evento promovido em função do torneio, que deixou a todos emocionados]
Mas o campeonato deste ano no Brasil tem o potencial de ser o melhor de todos os tempos.
Prematuro? Sem dúvida. Injustificável? Absolutamente não. Aqui apresentamos seis razões para acreditar na tese:
1. GOALS, GOALS, GOALS
A festa de gols no Brasil é uma mudança bem vinda depois da fase de grupos estéril da África do Sul quatro anos atrás, que foi notável pela “greve branca” da França e pelo fato de os então campeões, da Itália, não conseguirem ganhar uma partida sequer.
Na verdade, depois de oito jogos a Copa de 2014 tem mais que o dobro do número de gols em relação à anterior, no mesmo estágio.
Brasil 2014 tem a média marcante de 3,5 gols por jogos — um número que não se via desde 1958 na Suécia, quando o atacante francês Just Fontaine marcou 13 gols, sete mais que o Pelé.
Isso faz do campeonato do Brasil o mais prolífico da era moderna, com um gol a mais por jogo que a média das três edições anteriores. A Itália 90 continua um nadir, com 2,21 gols por jogo.
2. SHOCK RESULTS
Já houve um jogo melhor na fase de grupos que a goleada da Holanda sobre a Espanha por 5 a 1? A margem da vitória não deve nos fazer esquecer que foi um clássico de todos os tempos, cheio de momentos maravilhosos e um dos gols mais icônicos da Copa do Mundo, na cabeçada-mergulho de Robin van Persie que encobriu o goleiro. A excitação de ver Arjen Robben rompendo entre os campeões do mundo fez desta uma noite maravilhosa de futebol.
E quanto às surpresas? Na noite de sábado nós vimos a Costa Rica produzir um choque no grupo da Inglaterra ao derrotar o Uruguai por 3 a 1 com outra grande performance. Joel Campbell foi a estrela do show num resultado que deixou em aberto um dos grupos mais difíceis e espalhou ondas sísmicas num campeonato já empolgante.
Lembrete: o torneio teve apenas quatro dias de jogos. E no primeiro houve apenas uma partida.
3. NO DRAWS, AND TOPSY-TURVY GAMES
Nenhum jogo terminou em empate ainda no Brasil [Nota do Viomundo: O artigo foi publicado antes de Nigéria 0 x Irã 0]; a Copa da África do Sul começou com um empate. Uma mudança cultural para táticas ofensivas — com contra-ataques sublimes — torna este um início de Mundial inesquecível, com as seleções tentando garantir logo três pontos, em vez de se contentar com um.
Como o Rio Report disse sobre o jogo da Argentina na noite de domingo, não estamos certos se as equipes são incapazes ou não querem se defender. Mas não vamos reclamar por isso.
Não é apenas o futebol ofensivo e o número de gols, no entanto. É o fato de que as partidas são emocionantes, com variações regulares entre as duas equipes.
4. THE BIG NAMES ARE PERFORMING
Olhe a lista dos três artilheiros depois de três dias: Robben, Van Persie e Neymar tem dois cada e Alexis Sanchez também veio à festa com um gol e o passe para outro, do Chile. Andrea Pirlo deu aula de passes no jogo contra a Inglaterra e Mario Balotelli foi o homem da partida.
Mesmo o famosamente tímido Lionel Messi, quando se trata da Copa do Mundo, está participando: ele não marcava em copas desde um desnecessário tento numa goleada de 6 a 0 na fase de grupos de 2006, mas se acertou contra a Bosnia domingo num gol tão bonito que você poderia jurar que ele estava vestindo a camiseta do Barcelona.
Os grandes jogadores estão entrando no palco sem medo. Ninguém personifica isso mais que Neymar, que respondeu à pressão colocada em seus ombros com um gol na estreia do Brasil contra a Croácia, 3 a 1.
5. IT’S IN BRAZIL
Esqueça os campos das escolas públicas da Inglaterra, o Brasil é o verdadeiro lar espiritual do futebol. Com o cenário do Pão de Açúcar e da floresta amazônica, este campeonato segue a batida do samba, aquela do estereótipo, mas que realmente contagia este país gigante e glorioso. Se você não se envolve com uma Copa no Brasil — seja treinador, jogador ou torcedor –, precisa que seu pulso seja checado.
6. BECAUSE EVERYONE IS SAYING IT IS 
Porque todos estão dizendo isso.
Está decidido. É outro México 1970.
(Do AMgóes -O texto do 'UROSPORT' foi publicado antes de o Chile mandar os espanhóis para casa, nesta quaRTA-18)

Nenhum comentário: