segunda-feira, 16 de junho de 2014

Brasileiros mudam de

opinião sobre a Copa em 

dez dias


Postado em 16 de junho de 2014 às 4:18 pm    

copa

Pode-se dizer que os brasileiros na rede sociais viraram a casaca. Se antes a opinião principal era contra a Copa do Mundo, hoje, no dia da inauguração, eles são mais favoráveis.
A informação pode ser obtida graças à análise de conteúdo da ferramenta Apita Brasil. Ela é capaz de minerar posts relacionados à Copa do Mundo em redes sociais (como Facebook, Twitter e Instagram). Uma análise entende se a opinião do conteúdo é positiva ou negativa.
Comparando o humor dos brasileiros no dia 2 de junho e no dia da abertura da Copa (dez dias depois), fica claro que se passou de uma visão negativa para uma positiva.
Dez dias antes do início da competição, 86% das manifestação de brasileiros na rede eram negativas. Elas falavam sobre a falta de organização na Copa do Mundo e faziam críticas à competição. Do outro lado, apenas 14% apoiavam a competição.
Passados dez dias, no início da competição o apoio das pessoas nas redes sociais subiu muito. Entre as manifestações de internautas, 65% apoiam usando expressões como #euapoioacopa ou #vaitercopasim. As críticas, obviamente, continuam, mas em menor proporção do que era observado antes.
Aparentemente, quanto mais próximo do início da competição, mais favorável é a posição dos internautas. No início da tarde de hoje, por exemplo, o apoio à competição é ainda maior. Já são 72% de manifestações favoráveis.
Saiba Mais: Exame

Nenhum comentário: