sexta-feira, 23 de maio de 2014


Jornalão do PiG expõe real dimensão dos gastos com Mundial da Fifa e reduz a pó ferozes 'indignados' do '#não-vai-ter-copa"
                                      


Do AMgóes - Os projetos 'Copa/2004' e 'Olimpíadas/2016' foram avalizados pelo governo Lula, já nos marcos do famigerado esquema de denúncias(sem provas) do 'mensalão'. As pessoas à margem do cotidiano político mostram-se céticas quando correlacionamos ataques hidrófobos de grupos oposicionistas, dissociados de qualquer alternativa para contraponto ao ideário vigente desde 2003, e os inflamados protestos, supostamente 'apartidários', do '#não-vai-ter-copa'. 

As oligarquias políticas, encasteladas na República há mais de um século, não admitem a perda do centro de decisões no país para um ideário que priorizou interesses populares, com ênfase no resgate de históricos 'excluídos'. Forçoso admitir que, para estabelecer um mínimo de 'governabilidade', impôs-se aos vitoriosos presidenciais de 2002, 2006 e 2010 a única e saída exequível de negociar com as estruturas secularmente enraízadas, cujo mote inibidor era (e é) "vocês ganham, mas não levam...'. Para defenestrá-los, sejamos francos, só com uma ruptura do tipo 'virada de mesa', de contundente radicalidade.

Em 1964, as fundamentais 'Reformas de Base' (até hoje não efetivadas, salvo reduzidos e pontuais ajustes) foram solenemente golpeadas, haja vista inexistir concreto mecanismo garantidor a partir de indispensável logística no interior das forças armadas, limitado às gestões em torno de suposto aparato de segurança que povoava a imaginação de um bem-íntencionado e nacionalista(cassado pelos insurretos colegas de farda como 'vermelho', a soldo de Moscou) general Assis Brasil, chefe da Casa Militar de Jango.

Esta digressão 'retrô' aqui, para lembrar que os barões do conservadorismo institucionalizado, por natureza excludentes em relação às carências de massivos estratos sociais, desde remotas eras jamais cogitaram a perda de alguns de seus incontáveis anéis para equilibrar o mundo, até por entenderem lhes interessar o primado do 'desequilíbrio', salvos de sério 'risco de vida'.

 Assim, em caso de eventuais desgastes de acumpliciados e subservientes 'testas de ferro', aceitam sentar à mesa com os delegados dos antigos 'perdedores', momentaneamente vitoriosos, negociando em cima de despojos que consideram 'seus' por inalienável 'vontade divina'. Só que não contavam que programas ditos 'inclusivos', aliados à suspensão das políticas de 'dependência' às corporações financeiras transnacionais, contumazes em ditar regras dentro de nossa cozinha, despejariam água em seu azedado chope, sacudindo a autoestima nacional.

Daí, a 'guerra suja' promovida em várias frentes (a mais recente na 'midiatizada' Suprema Corte de Justiça) para criminalizar até a medula os 'intrusos' que, chegados ao poder pelo voto, com previsíveis acertos e equívocos, constituem um 'calo' produtor de dolorosas consequências para os embolorados planos de dominação 'ad eternam'. Deplorável que nossa classe média(a 'tradicional'), congregadora dos antigos 'remediados' que sempre sonharam chegar ao 'andar de cima' por generosa(quão quimérica)concessão dos 'donos' da cocada preta, é useira e vezeira em ouvidos e olhos exclusivos, sob canina e sadomasoquista fidelidade, para as trelas do baronato de emboloradas permissividades.

Recalcitrante pusilânime, parece mais cômodo à ‘velha’ classe média seguir bicando as migalhas da economia feudal no terreiro do 'engenho banguê' e estamos conversados. Por isso, manifesta-se amiúde 'mais realista que o rei', a quem dedica 'amor perene e incondicional'. Por fim, nada a reparar quanto aos números desmistificadores na reportagem acima, da insuspeita (por notória e infamante oposição aos governos do PT) Folha de São Paulo. http://amggoes.blogspot.com.br/2014/05/custo-da-copa-equivale-apenas-ummes-de.html

Em chamada de sua página na internet, às 02h01 desta sexta, 23, o jornalão, porta-voz do PiG, ironicamente desmonta a farsa até agora escancarada pelos furiosos 'indignados', em sequenciado quebra-quebra país afora, com a realização do torneio da FIFA no Brasil: "CUSTO DA COPA EQUIVALE ('apenas') A UM MÊS DE GASTOS COM EDUCAÇÃO". Tenho cá minhas dúvidas de a matéria constar da pauta para a edição impressa do fim de semana. E vamos que vamos!

Nenhum comentário: