sábado, 17 de maio de 2014

Fracasso do '#NÃOVAITERCOPA' deixou Boechat furioso e sem discurso na BandNewsFM 

                               

Do AMgóes - Em seu habitual introito das 7 e meia da matina, na BandNewsFM, o âncora Ricardo Boechat deveria escancarar em rede nacional, nessa sexta-feira, 16, a espetacular repercussão do 'Dia Mundial contra a Copa', previsto nas redes sociais para a última quinta, 15. Tudo preparado para o 'brado retumbante', com  triunfal repercussão, no desatado estilo 'boechatiano', de uma mobilização que literalmente soçobrou. 

Ao invés do esperado pelos poderosos veículos da mídia conservadora, grupo Band ali, no vácuo da Globo em habitual 'pole position', as manifestações dos 'indignados' com os 'gastos da Copa' viraram encenação de uma 'ópera bufa', cujos tenores, barítonos e contraltos, desafinando os acordes da realidade, não lograram plateia, salvo os gatos pingados de 'black blocs' e outras figuras caricatas furiosamente contrárias ao formato planetário vigente.

O aguardado 'dia D', destinado a impedir a bola rolando no Itaquerão em 12 de junho, no jogo inaugural do torneio da Fifa, entre Brasil e Croácia, limitou-se ao barulho verborrágico nas redes sociais.  Detalhe exemplar: na contramão dos 'protestantes' que deixaram de ir às ruas Brasil afora,  20 mil moradores de Macapá, extremo norte do Brasil, fizeram fila para uma curiosa espiada no troféu do torneio, de passagem pela capital do Amapá, na mesma data do badalado clamor contra a Copa.

O que se ouviu, na BandNewsFM, nesta sexta, 16, foi um furibundo e desencantado Boechat, à guisa de puxão de orelhas em centenas de milhares de 'curtidores' do Facebook, que, de 'bunda na cadeira', em frente ao computador, ficaram apenas na 'curtição' do chamamento às passeatas, a repetir com indisfarçável amargura,  'vai ter Copa'...'vai ter Copa'... 'vai ter Copa', embora enfatizando sua estratégia' de 'provocador de incêndio', em nome das labaredas inquisitórias, na defesa da  moral e dos bons costumes nesse 'país sem jeito' onde todos, indistintamente, são corruptos e ladrões, mesmo provando o contrário.

Vamos ao que interessa, sem  tergiversar: além da Copa, é tempo de campanha eleitoral e as corporações midiáticas, execradoras do novo Brasil inclusivo, decorrência da primeira vitória de Lula em 2002, já optaram, sem surpresa, pelo tucano Aécio, visto, afinal, torcerem pela 'teoria da dependência' do 'príncipe dos sociólogos,  FHC.

Para elas, mídias à direita de nosso espectro político, tudo menos Dilma outra vez, reeleição, no entanto, pelo célere andar da carruagem, virtualmente consolidada,  na perspectiva de aprimoramento do celebrado projeto de governo há 11 anos e meio em curso.

Assim, 'melar' a Copa a qualquer custo, inclusive ao arrepio dos colossais aportes publicitários na transmissão do evento(com apoio 'logístico' de virulentos e diários ataques do exterior, via Financial Times, Economist, The Guardian e outros pesos pesados),  é objetivo prioritário no topo dos interesses do Partido da Imprensa Golpista, pronto para jogar no colo do governo do PT inimagináveis responsabilidades por suposto(e desejado) fiasco de repercussão intergaláctica.


Entretanto, parafraseando o inconsolável (mas dissimulado) Boechat(tal qual o marido traído que não está nem aí diante das evidentes 'protuberâncias'), sem  a 'histórica' pauta do ansiado escracho no governo, visto centenas de milhares(ou milhões) não fazerem coro aos intestinos objetivos em torno das anunciadas manifestações,  '...vai ter Copa', '...vai ter Copa', '...vai ter Copa'.

Em tempo: houve, sim, concorridas manifestações na última quinta-feira, em várias capitais brasileiras, de trabalhadores em greve por melhorias salariais e condições decentes de trabalho.

Nenhum comentário: