terça-feira, 20 de maio de 2014

Bolsa cai porque Dilma sobe. Mercado de ações está virando Ibope…

Fernando Brito  
pesquisabolsa
Meu amigo, minha amiga, se existir um ingênuo na face da Terra que ainda acredite que o desempenho das ações em Bolsa guarde a menor relação com o desempenho das empresas, não é possível que não tenha despertado hoje.
Depois de uma manhã tranquila, os operadores foram almoçar e, de repente, entre o prato principal e a sobremesa, o garçom veio avisar:
- Ó, tão falando que a mulher subiu nas pesquisas.
Pronto, foi o que bastou para saírem em disparada, gritando: vende, vende, vende!
Será que a Bovespa está querendo tirar o título do Ibope em matéria de manipulação de números?
Bobagem.
Até porque todo o tal “mercado” está devidamente alimentado por informações de pesquisa que nós, meros mortais, não temos.
Em alguns casos, porém, todos ficam sabendo, como publicou este blog, no domingo, chamando atenção para o fato de  Eliane Cantanhede ter escrito em sua coluna cheirosa que “depois de estancar a queda (nas pesquisas), pois, Dilma deve voltar a subir”.
O que, duas horas depois da despencada da Bolsa, foi confirmado hoje pela coluna(O GLOBO) de Ricardo Noblat, que diz que não apenas ela parou de cair como, talvez, “recupere uns pontinhos”
Claro que até quinta-feira, quando os números do Ibope vierem à tona, dá para fazer “ajustes”.
Mas está claro que a soma de dois fatores – a retomada de um discurso mais incisivo de Dilma e de Lula e a campanha de sabotagem ter ficado tão “over” que começou a despertar suspeitas – é a responsável por esta mudança de clima.
O sobe e desce da bolsa com boatos, seja porque Dilma “cai”, seja porque “Dilma sobe” é apenas um retrato da confiança do nosso mercado naqueles “fundamentos macroeconômicos”  dos quais enchem a boca para falar.

Nenhum comentário: