sexta-feira, 21 de março de 2014

Refinaria de Pasadena ainda funciona! Alô, Petrobras!           
Não vai dizer nada?                     


Miguel do Rosário                            


               


E não é que, nesse tempo inteiro, nem governo nem Petrobrás não deram uma informação essencial para se entender o imbróglio envolvendo a compra da refinaria de Pasadena? Ela ainda funciona!
  
Pesquisei os relatórios(AQUI) financeiros da Petrobrás de 2006 até 2013, e em todos encontrei a informação de que a refinaria ainda está operando e refinando milhares de barris diariamente.
Abaixo, as fotografias que tirei de trechos do relatório que citam a refinaria. Nos primeiros, de 2006, ficamos sabendo que a Petrobrás previa investir bilhões no exterior. Era a estratégia da empresa para fazer frente à falta de novas jazidas no Brasil. Os EUA eram o principal foco da empresa naquela época, com destaque para a refinaria de Pasadena.
Num outro relatório, a Petrobrás informa que previa investir US$ 2 bilhões em Pasadena, para adaptá-la ao refino de óleo pesado produzido no Brasil.
Observe que, no primeiro ano como sócia da Astra na refinaria, a Petrobrás informa que ela processou 90,8 mil barris diários. O que é uma marca ótima para uma refinaria que, dizia-se, tinha capacidade máxima estimada em torno de 100 mil barris.
Em seguida,  Petrobrás informa que a sua capacidade de refino de petróleo em instalações no exterior aumentou de 129 mil barris diários, para 214 mil barris, de 2005 para 2006, devido à aquisição de Pasadena.  
Os relatórios dos anos seguintes continuam dando notícia das atividades em Pasadena.
Por que a Petrobrás não divulga um mísero gráfico com a produção da refinaria de Pasadena nos últimos anos? O blog da Petrobrás não traz uma informação sobre o assunto. O post de hoje fala apenas da abertura de vagas para “jovem (AQUI) aprendiz” em Sergipe, o que é muito interessante e emocionante, mas não diz nada sobre o ataque especulativo e político que a empresa está sofrendo na grande mídia.
A empresa tem um prédio inteiro, milhares de funcionários e um orçamento de milhões exclusivamente dedicados à área de comunicação e relações públicas, e quem tem de fazer a defesa da companhia é um blogueiro sujo preocupado se terá dinheiro para comprar uma garrafa de vinho para beber com sua esposa à noite?
E os anúncios da Petrobrás vão todos para Globo e Veja, que trabalham dia e noite contra a empresa e contra o governo que a controla.
Oh, vida dura!

ScreenHunter_3527 Mar. 21 17.42
ScreenHunter_3528 Mar. 21 17.43
ScreenHunter_3529 Mar. 21 17.46
ScreenHunter_3530 Mar. 21 17.49
ScreenHunter_3531 Mar. 21 17.52
ScreenHunter_3532 Mar. 21 17.53
ScreenHunter_3533 Mar. 21 17.54
ScreenHunter_3534 Mar. 21 17.55
                            


Nenhum comentário: