sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Cuidado com o copo meio vazio!

 Miguel do Rosário                           
tijolo1
Preparem-se para as manchetes catastróficas que já estão em alguns portais, e seguramente estarão nos jornais impressos deste sábado.
O número é negativo, mas não tanto, sobretudo porque indica, para quem sabe ler nas entrelinhas das notícias econômicas, uma forte recuperação do apetite externo sobre os ativos nacionais.
O investimento direto estrangeiro cresceu 34% em janeiro, se comparado com o mesmo mês do ano anterior. Para fevereiro, outras notícias – as que reproduzi na figura acima são todas de hoje – sinalizam uma retomada vigorosa dos investimentos no país. Infelizmente, apenas os jornais especializados, como o Valor, tem “coragem” de apresentá-las com algum destaque. Os jornais tradicionais se restringem às supostas desgraças. O desemprego de 4,8% de janeiro, divulgado ontem pelo IBGE, por exemplo, não constou em nenhuma primeira página.
Tudo indica que, assim como as catástrofes previstas para 2013 não se concretizaram, com o crescimento econômico devendo encerrar o ano em 2,5%, bem longe da recessão que alguns economistas previam, o ano de 2014 poderá trazer surpresas positivas, caso os investimentos no país mantenham o ritmo apresentado nesses dois primeiros meses do ano.

ScreenHunter_08 Feb. 21 17.22

Nenhum comentário: