domingo, 15 de dezembro de 2013

Ensino superior gratuito é um grande desafio

   15/12 10h54                          

Enquanto este novo processo educacional brasileiro tenta corrigir erros históricos de discriminação entre as classes sociais, uma nova era de expansão universitária, gratuita, se concretiza a cada ano.
Recentemente, 120.000 novas bolsas de estudos foram abertas pelo Governo Federal para atender estudantes carentes que desejam estudar no exterior, se aperfeiçoarem em áreas tecnológicas que não são de nosso amplo domínio.
A expansão do ensino técnico federal, no nível educacional médio e gratuito, através das conceituadas Escolas Técnicas Federais, teve um crescimento gigantesco nos últimos dez anos. Neste campo, em apenas uma década foi feito mais do que todos os outros governos juntos.
No ensino público de nível superior, inúmeras escolas de ensino gratuito foram abertas, ocorrendo uma expansão universitária federal jamais vista no Brasil. O sistema de Universidades Federais chegou a recantos nunca imaginados.
É lógico que todo avanço rápido, para corrigir graves erros do passado, enfrenta grandes barreiras. O melhor da história é que as não conformidades estão sendo superadas na medida em que novos desafios aparecem pelo caminho. Esta é a trilha normal dos empreendedores de verdade.
Muitas pessoas não sabem disso: nos Estados Unidos da América do Norte, o custo para um estudante conseguir uma licenciatura de nível superior em uma universidade pública está em torno de U$ 80 mil. Ou seja: um custo equivalente em moeda brasileira que fica ao redor de R$ 186.000,00.
No site da Revista Fórum, li uma matéria publicada recentemente e pincei uma parte que diz:
O ensino superior norte americano é uma autêntica mina de ouro para os banqueiros. Virtualmente, todos os estudantes têm dívidas astronômicas, que, acrescidas de juros, levarão, em média, 15 anos para pagar. Durante esse período, os alunos tornam-se servos dos bancos e das suas dívidas, sendo muitas vezes forçados a contrair novos empréstimos para pagar os antigos e assim sobreviver. O sistema de servidão completa-se com a liberdade dos bancos de vender e comprar as dívidas dos alunos a seu bel prazer, sem o consentimento ou sequer o conhecimento do devedor. Num dia, deve-se dinheiro a um banco com uma taxa de juros e, no dia seguinte, pode-se dever dinheiro a um banco diferente com nova e mais elevada taxa de juro. Entre 1999 e 2012, a dívida total dos estudantes norte-americanos cresceu à marca dos 1,5 trilhões de dólares, elevando-se assustadores 500%.
Sabemos que seria impossível corrigir quinhentos anos de erros em apenas uma década de governo, focando no desenvolvimento econômico com justiça social. Mas, passos largos foram dados no sentido de um horizonte brilhante.
Vamos em frente!
Roberto Amaral

Roberto Amaral - Médico Veterinário laureado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), especializado em qualidade de alimentos, também tem especialização na área de administração e economia. Foi consultor do SEBRAE em importantes programas relacionados à segurança do alimento e também recebeu premiação de destaque nacional na coordenação do Projeto Empreender em Alagoas. Empresário do setor de laticínios, atua na agroindústria do leite desde 1987.

Obs. - TRIBUNA DO SERTÃO é acreditado semanário impresso de Palmeira dos Índios(AL), 'linkado' na rede através do www.tribunadosertao.com.br.

Nenhum comentário: