quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Mais Médicos já atinge 3,5 milhões de brasileiros

O número poderia ser ainda maior, diz Ministério da Saúde, caso os conselhos regionais não retivessem os registros provisórios dos estrangeiros.

Najla Passos                                                                         CARTA CAPITAL
Arquivo
Brasília - O programa Mais Médicos, cuja medida provisória que o instituiu passa a trancar a pauta de votações do Senado esta semana, já garante atendimento médico a 3,5 milhões de brasileiros. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que 1.020 profissionais estão atuando no programa lançado em julho pelo governo federal, mas o número poderia ser ainda maior, caso os conselhos regionais de Medicina liberassem os registros provisórios de 237 estrangeiros que estão sendo retidos para além do tempo legal.

A atuação desses profissionais começa a fazer diferença. Já temos relatos de cidades que conseguiram dobrar o atendimento com a chegada dos médicos do programa. A nossa expectativa é que o total de profissionais atendendo nas regiões que mais precisam aumente muito mais”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Segundo ele, mais 2.597 médicos, estrangeiros e brasileiros, estão em treinamento na segunda fase do Mais Médicos. O desafio é garantir que as entidades médicas não atrasem o início de sua atuação, que garantirá atendimento médico para um total de 13,3 milhões de brasileiros.

Na semana passada, a Câmara aprovou uma proposta para a MP do Mais Médicos que põe fim ao boicote das entidades médicas, ao permitir que os registros sejam concedidos pelo próprio Ministério da Saúde. A mudança ainda precisa ser aprovada pelo Senado para começar a valer.

Na Câmara, foi uma votação difícil. Por conta das tentativas de obstrução, a apreciação da matéria levou mais de 8 horas para ser concluída. DEM e PSD obstruíram a votação, em defesa dos interesses corporativos das entidades médicas. Os deputados da bancada ruralista também se recusaram a votar a matéria, exigindo a criação da comissão que analisará a demarcação de terras indígenas.

Uma semana antes, até o PMDB ameaçou entrar em obstrução, caso PT, PCdoB, PDT e PSB não se comprometessem a votar a minirreforma eleitoral proposta pelo Senado. Uma reunião da presidenta Dilma com os líderes da base aliada, um dia antes, conseguiu conter o impasse. O PMDB aprovou o Mais Médicos e os demais partidos se comprometeram a votar a minirreforma, ainda que com posição contrária a sua aprovação.

Números do 'Mais Médicos'

Dos 1.020 profissionais já em atividade pelo Mais Médicos, 577 se formaram no Brasil e 443 no exterior. O Nordeste concentra o maior número de pessoas beneficiadas pelo programa: 1,4 milhão. Do total de médicos em atividade, 40% estão alocados nos estados da região, com destaque para Bahia e Ceará que, juntos, reúnem 205 profissionais, com capacidade para cobrir mais de 707 mil pessoas.


No Norte, o programa atinge cerca de 740 mil pessoas, com a atuação de 20% dos profissionais. No Sudeste, a iniciativa já chega a mais de 585 mil pessoas e, no Sul, a mais de 480 mil, enquanto no Centro-Oeste a população beneficiada é de quase 245 mil.


Os médicos contratados na primeira etapa do programa estão alocados em 577 municípios e 17 distritos sanitários indígenas: 71% dos locais atendidos ficam no interior do país. Do total de locais atendidos, 423 são cidades com 20% ou mais de sua população em situação de extrema pobreza, além de regiões indígenas. As demais áreas atendidas são periferias de 20 capitais e 151 regiões metropolitanas.

Nenhum comentário: