quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Ateus são mais inteligentes do que religiosos?

KIKO NOGUEIRA (*)                                      DIARIO DO CENTRO DO MUNDO

ateus
 Uma pesquisa Datafolha recente cravou: para 85% dos entrevistados, acreditar em Deus torna as pessoas melhores.
Você, ateu, está sozinho. Você é minoria. Você tem problemas. Mas, como tudo na vida, há uma compensação: você é mais inteligente.
Pelo menos de acordo com uma compilação de 63 estudos científicos, que remontam ao longo de décadas, que concluiu que pessoas religiosas são menos inteligentes que as descrentes.
novo estudo, conduzido pela Universidade de Rochester (EUA) revelou que, mesmo na infância, quanto mais inteligente for uma criança, mais ela tenderá a se afastar da religião. E, na velhice, gente com inteligência acima da média é menos propensa a ter alguma crença.
O levantamento começou em 1921 e vai até os dias de hoje. Por inteligência, os pesquisadores definiram a “capacidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender idéias complexas, aprender rapidamente e aprender com a experiência”.
Os QIs mais baixos estariam em países como Camarões, Congo, Etiópia, Moçambique, Serra Leoa, Gâmbia, Senegal, Zimbabue, Haiti e Libéria.
Segundo os autores, “pessoas inteligentes tendem a adotar um estilo de pensamento analítico (em oposição a intuitivo), que serviria para minar as crenças religiosas”.
O que isso tudo quer dizer?
Nada.
O fato de alguém ser mais ou menos inteligente não contribui para a verdade ou a falsidade de qualquer coisa. Deus existe por que um gênio do tamanho de Aristóteles disse que existia?
Esta é uma época em que é fácil associar religião com estupidez — vide, por aqui, os pastores Malafaia, Feliciano, Lucinho et caterva. A apresentadora Oprah Winfrey afirmou há dias que só aquele que crê pode experimentar “a maravilha, o assombro e o mistério do mundo”.
Ser ateu continua sendo uma escolha moral. E existem idiotas de todos os lados.
Sobre o Autor
Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Nenhum comentário: