sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dilma tem direito de ser 'presidenta', suas antas(garantem gramáticos)!
                                                           
Para dirimir dúvidas, embora tema requentadíssimo, porque é recorrente para uma 'casta' de inconformados recalcitrantes: assim como 'almiranta', 'infanta' etc, PRESIDENTA é uma forma correta e dicionarizada (Houassis, Aurélio, Bechara, Cegalia, Celso Cunha e outros mestres idiomáticos).

Por oportuno: a professora MÍRIAM  RITA MORO MINE, de Curitiba, como lerá abaixo, não é da área linguística, daí desmentir categoricamente a mensagem veiculada na internet em seu nome, faz tempo, por pretensos luminares do vernáculo, com objetivo de desqualificar a Chefe do governo.

Dilma Rousseff continua, por opção gramaticalmente embasada, como PRESIDENTA DA REPÚBLICA, para desespero de furibundos neoudenistas e periférios que, à falta de mínima proposta para alternativa ao projeto de inclusão social vigente nos últimos dez anos,  metem-se a afirmar o que não sabem(embora devessem sabê-lo desde os primórdios escolares).

DESMENTIDO:
“Nunca escrevi absolutamente nada sobre a existência ou não da palavra “presidenta”. Meu nome está sendo usado indevidamente como autora de um texto que circula na internet e na imprensa.
Sou professora da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Departamento de Hidráulica e Saneamento, graduada em “Engenharia Civil “ e com pós-graduação em cursos de “Engenharia“ (Mestrado e Doutorado) e professora de cursos de “Engenharia” na UFPR (ver meu Curriculum Lattes – www.cnpq.br – plataforma lattes) e  jamais escreveria um texto que não fosse da minha área de atuação.
Miriam Rita Moro Mine
Universidade Federal do Paraná - Departamento de Hidráulica e Saneamento
Caixa Postal 19011  /  81531-990 Curitiba – PR"

Nenhum comentário: